Contatos: (81) 3521-2324 | (81) 3521-2324 WhatsApp

Campanha pela arrecadação de fraldas geriátricas para o abrigo de São Francisco no Cabo, recebe apoio do Instituto de Previdência CaboPrev.

//Campanha pela arrecadação de fraldas geriátricas para o abrigo de São Francisco no Cabo, recebe apoio do Instituto de Previdência CaboPrev.

Campanha pela arrecadação de fraldas geriátricas para o abrigo de São Francisco no Cabo, recebe apoio do Instituto de Previdência CaboPrev.

Por Tereza Soares

Basta um gesto de solidariedade para ajudar a construir um mundo melhor. Quem enxerga verdade nisto, com certeza se sente sensibilizado com a campanha que o Abrigo de São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho, realiza para arrecadar fraldas geriátricas para o público da terceira idade residente na instituição. A ação acontece sob a lideranca da Irmã Josivânia e recebe o apoio do Instituto de Previdência Municipal CaboPrev, que funciona como um dos principais pontos de coleta das doações.

O CaboPrev tem a função de cuidar das aposentadorias dos servidores públicos municipais do Cabo. O diretor, Albérico Rodrigues, conta que se sensibilizou com a causa, desde o primeiro momento, quando foi procurado pela equipe do abrigo. “Nos sentimos envolvidos, pois o nosso público usuário é feito de pessoas da terceira idade e isto nos coloca trabalhando pela mesma causa, a de cuidar dos nossos idosos”, ressalta Albérico Rodrigues.

A campanha é permanente e já recebe ajuda de qualquer tipo de doação de comerciantes e de pessoas físicas solidárias à causa. Alguns profissionais trabalham também voluntariamente na entidade, atendendo os necessitados nas suas áreas de atuação. “Essa é uma missão iniciada pela Madre Iva, na década de 60, quando fundou o casa de acolhimento de idosos, sempre contando com o apoio da sociedade local”, explica a Irmã Josivânia.

O endereço do CaboPrev para a entrega das doações das fraldas geriátricas é Rua José Plech Fernandes, 27, no Centro do Cabo, ao lado do colégio Municipal Cláudio Gueiros Leite, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.

A história do abrigo de São Francisco no Cabo se confunde com o próprio fortalecimento da fé católica na cidade. A devoção franciscana das freiras católicas que fundaram o abrigo surgiu em 1958, quando da cura considerada milagrosa da irmã Iva, que foi desenganada pela medicina com poliomielite e nefrite, e após um “sonho profético” recebera a missão de trabalhar na obra de São Francisco de Assis, pedindo doações para os necessitados. O episódio fora corroborado pelo recebimento de um quadro que ganhara de presente da amiga Maria José Cassimiro, cuja imagem era de São Francisco de Assis abraçando Jesus crucificado.

Monte Alverne – Essa história, que mistura milagre e solidariedade, foi reunida em 249 capítulos no livro Monte Alverne, das escritoras ‘in memorian’ Adalgisa Francisca e Terezinha de Siqueira, prefaciado por Padre José Albérico Bezerra. O título faz alusão ao monte da Toscana, na Itália, doado pelo Conde Orlando de Cattani ao Frei Francisco, e que possui semelhanças com a doação do terreno à noviça Iva Bezerra, no intuito da construção do abrigo dos pobres de São Francisco. E assim foi, com o abrigo funcionando até hoje, a base de caridade, instalado numa pequena elevação, localizado na Rua Aníbal Cardoso s/n no bairro de São Francisco, que recebe o mesmo nome não por coincidência, mas inspirado na história da capela e na fé da Igreja.

O comerciante aposentado Sérgio Luiz Soares é um doador assíduo do Abrigo de São Francisco. Ele reproduz o gesto da madre Iva pedindo, na própria família, a ajuda para fazer uma compra de material de higiene e leva pessoalmente na porta do abrigo. “Me sinto feliz por estar fazendo algo que meu pai, que era comerciante na cidade, já fazia quando atendia aos apelos da madre Iva no porta a porta que ela fazia em busca de doação e hoje fui tomado pelo desejo de ajudar”, diz ele.

Fonte: Portal Pinzón, o portal das Cidades

2024-05-10T10:21:55+00:00 maio 10, 2024|