Entre os dias 19 e 21 de outubro, a diretoria do Caboprev e os servidores responsáveis pelos setores de folha de pagamentos e contabilidade participaram de um curso integrado sobre execução orçamentária, financeira e contábil na administração pública. As capacitações foram promovidas pela Esafi Escola e aconteceram em Recife – PE.
Durante os três dias de aprendizado, foram abordados temas como as atualizações das práticas do setor de Recursos Humanos, folha de pagamentos e a relação jurídico-funcional estatutária. Além de legislações do Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal e decisões dos tribunais superiores.
De acordo com o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues, a profissionalização dos setores faz parte do modelo de evolução dos trabalhos administrativos internos da autarquia. “O objetivo é aperfeiçoar cada vez mais o nosso repertório, buscando a entrega do melhor resultado ao Instituto”, ressaltou.
“Serão discutidos e parametrizados, internamente, com a Diretoria do Caboprev, alguns procedimentos vistos em sala de aula, que possuem amparo legal, para o setor de RH, setor de folha, setor jurídico e Compensação Previdenciária (COMPREV)”, destacou o gerente administrativo financeiro do Caboprev, Ângelo Gambôa. O servidor explicou ainda que a observância aos princípios da administração pública faz parte do cotidiano da autarquia.
Para o assistente administrativo do setor de contabilidade, Otaciano Joaquim, alguns temas tratados servirão para a otimização de diversas demandas como a execução orçamentária nas demonstrações contábeis, a classificação para o regime de competência e despesas a pagar. “Vimos neste curso a forma correta de desempenhar os nossos trabalhos”, comentou.
Por Thatiany Lucena