//Conselheiros do Caboprev participam de curso sobre a nova certificação para dirigentes dos RPPS

Os membros dos conselhos (administrativo/fiscal) e do comitê de investimentos do Caboprev participaram, na última quinta e sexta-feira (28 e 29/07), de um curso sobre a nova certificação para os integrantes dos órgãos colegiados e dirigentes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Os encontros foram realizados nos Hotel Intercity Suape Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho.

A capacitação foi idealizada pela Nui Cursos e ministrada pelo professor e gerente de investimentos, Zé Marcos. No primeiro dia, foram abordados temas introdutórios a respeito do processo de inscrição e dos requisitos para a prova da nova certificação. Além disso, os conselheiros também foram alertados sobre os cuidados necessários para a conquista da aprovação.

Com essa ação de difusão do conhecimento previdenciário para os representantes das categorias de servidores municipais, o Caboprev se adequar às exigências da nova portaria da Secretaria da Previdência Nº 1.467, de 2 de junho de 2022. “Através desse tipo de capacitação é que podemos entender e debater os rumos que a nossa previdência deve tomar em termos de horizontes a médio e a longo prazo”, ressaltou o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues.

“Não é mais permitida a nomeação de nenhum gestor de recursos sem ter essa nova certificação. No caso dos conselheiros e dos dirigentes do RPPS, os que entraram a partir do dia 1º de abril de 2022, têm um ano para obterem a certificação. Para os que já ocupavam o cargo de conselheiro antes, ainda está valendo a certificação obtida por eles anteriormente”, explicou Zé Marcos. Se tratando do Caboprev, o professor lembrou ainda que como a gestão do RPPS deseja conquistar o Pró-gestão Nível III, deve ter a maior parte dos seus conselheiros certificada.

Ainda na primeira parte da capacitação, Zé Marcos destacou sobre as principais responsabilidades dos órgãos do RPPS, conselhos administrativo e fiscal, e diretoria executiva do Instituto. Esse conteúdo abordado chamou a atenção de Maria Paixão, nova integrante do conselho fiscal. “Senti mais ou menos o peso da responsabilidade de um Conselheiro. Pretendo seguir em frente na perspectiva de conseguir me aproximar dessa área,” comentou.

Já no segundo dia, foram abordados temas sobre tipos de investimentos relativos aos RPPS, obrigações fiscais, compensação previdenciária e os pilares do Pró-Gestão RPPS. “Estou até pensando em investir um dinheirinho, mas confesso que preciso ler mais e me preparar para fazer o teste da certificação,” afirmou a conselheira Jacqueline Amancio.

Ao final do último dia de curso os participantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas. O professor também indicou materiais para estudo e informou algumas regras que devem ser cumpridas na hora da prova.

2022-08-02T16:30:28+00:00 agosto 2, 2022|