Contatos: (81) 3521-2324 | (81) 3521-2324 WhatsApp

Caboprev participa do 55º Congresso Nacional da ABIPEM em Fortaleza

//Caboprev participa do 55º Congresso Nacional da ABIPEM em Fortaleza

Caboprev participa do 55º Congresso Nacional da ABIPEM em Fortaleza

A diretoria e os membros dos conselhos e do comitê de investimentos do Caboprev participaram do 55º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e 4º Congresso Estadual da Associação Cearense dos Regimes Próprios de Previdência do Estado e dos Municípios (ACEPREM). O evento aconteceu entre os dias 08 e 10 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza – CE.

 Diversos conselheiros, dirigentes e representantes de RPPS de todo Brasil marcaram presença na solenidade e assistiram palestras e workshops sobre o universo da previdência, tendo como destaque os pilares sobre investimentos e gestão dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social. Temas como avaliação atuarial, nova certificação para conselheiros e gestores, oportunidades de investimentos em renda fixa/variável e reforma da previdência foram abordados nas apresentações.

 A importância da participação dos conselheiros do Caboprev em eventos de capacitação desse porte foi destacada pelo diretor-presidente do Instituto, Albérico Rodrigues. “Os conselheiros devem estar preparados para o debate institucional na defesa da causa da previdência do servidor, assim como na difusão de conhecimentos entre os servidores acerca das ações que devem ser seguidas para o funcionamento de uma gestão previdenciária de excelência,” declarou.

 Um dos assuntos de grande relevância para o Comitê de Investimentos foi o processo de estratégias para a decisão e aquisição de títulos públicos, ponto que foi inicialmente abordado no primeiro dia do congresso, pelo consultor de investimentos, Ronaldo de Oliveira. “Essa é uma situação na qual o Instituto está passando. Sendo assim, é de suma importância adquirir novos conhecimentos nessa área para melhor gerir os recursos do instituto,” afirmou o presidente do Comitê de Investimentos do RPPS, Ivanildo Germano.

 A integrante do conselho fiscal da, Jacqueline Amancio, ressaltou que a troca de experiências exitosas entre os gestores de entidades de outros municípios foi algo que permitiu o maior aprendizado sobre os assuntos na prática. “Queria destacar alguns momentos que eu achei muito interessantes, um deles foi a palestra acerca do Pró-Gestão (programa de certificação dos RPPS pela Secretaria da Previdência). Outro momento interessante foi a apresentação de alguns programas de preparação para a aposentadoria, ações realizadas por alguns institutos e que contribuem para a elevação do nível do RPPS,” concluiu.

 Premiação

 Ainda durante o Congresso, o Caboprev recebeu o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos – Edição 2022, sendo classificado em 14º entre os RPPS nacionais avaliados ABIPEM.

 Nos três dias intensos de aprendizado, cerca de 1.300 pessoas participaram da programação_,_ que ocorreu de forma simultânea em três auditórios organizados pela ABIPEM. A cerimônia de encerramento aconteceu na manhã da sexta-feira (10/06) e contou com apresentação de humor, sorteios e entrega de brindes pelos patrocinadores.

Por Thatiany Lucena

2022-06-27T10:36:16+00:00 junho 20, 2022|