A diretoria e os membros dos conselhos administrativo e fiscal do Caboprev participaram, entre os dias 23 e 25 de maio, do Seminário Interativo de Previdência Pública (SIPP), realizado pela Alpes Gestão, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC), em Garanhus – PE
Marcaram presença no evento, diversos representantes de Institutos de Previdência de Pernambuco e do nordeste. Durante os três dias de encontro, o público foi contemplado com palestras sobre o universo previdenciário. A nova certificação para os conselheiros e os gestores dos RPPS, Pró-Gestão, gerenciamento de banco de dados e censo previdenciário foram alguns dos temas levantados na programação.
A apresentação sobre a nova certificação, ministrada por Márcia Paes, representante da Secretaria da Previdência (SPREV), gerou o engajamento dos conselheiros presentes. “A nova certificação permitirá que todos os conselheiros tenham maior conhecimento sobre a previdência pública, proporcionando assim o fortalecimento da gestão do instituto”, destacou o presidente do conselho administrativo do Caboprev, Uratanairdes Maia.
No segundo dia da programação, foi realizada a palestra com o tema “Os aspectos gerais da nova Lei de licitações”, ministrada pela pregoeira Talucha Calado. No momento, Talucha tratou sobre a vigência da Lei 14.133/21, que entrou em vigor em 1° de abril de 2021. “Muitos servidores públicos e conselheiros dos RPPS desconhecem essa legislação e não sabem que alguns artigos da antiga Lei de Licitação (8666/93) já foram revogados. Por isso, é essencial a participação dos conselheiros em reuniões e eventos para que possam estar sempre atualizados”, comentou a integrante do conselho administrativo, Tathiana Lemos.
Também durante a terça-feira (24), o diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues, foi moderador da palestra: “A responsabilidade do gestor de RPPS diante das recentes auditorias no Tribunal de Contas” apresentada pelo advogado contratado do Caboprev, Jaligson Hirtácides. “Essa apresentação me chamou bastante atenção, pois serviu como alerta para os gestores sobre o que pode incorrer sobre eles diante do aumento da fiscalização nas omissões dos dirigentes de RPPS”, ressaltou o integrante do conselho fiscal, Flávio França.
De acordo com Albérico Rodrigues, o Seminário Interativo de Previdência Pública permitiu a troca de conhecimentos entre as equipes de outros institutos e prestadores de serviço. “É através dessa interação com os especialistas e gestores experientes que a gente aprende e evolui”, afirmou o gestor.
Por Thatiany Lucena