Contatos: (81) 3521-2324 | (81) 3521-2324 WhatsApp

Membros do Comitê de investimentos do Caboprev participam de curso de capacitação para gestores de RPPS

//Membros do Comitê de investimentos do Caboprev participam de curso de capacitação para gestores de RPPS

Membros do Comitê de investimentos do Caboprev participam de curso de capacitação para gestores de RPPS

Os membros do Comitê de Investimentos e os servidores do setor de atuária/investimentos do Caboprev participaram do curso “RPPS – Entendendo o Mercado Financeiro e Aprimorando a Gestão” voltado para gestores de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, no Salão de Convenções do Mar Hotel Conventions, em Recife.

Na capacitação, realizada pela Nui Cursos e Treinamentos, foram abordados temas como: Política de Investimentos; Análise dos Investimentos e deliberações; Gestão e riscos da Carteira de Investimentos; Matemática Financeira Básica e Pró-Gestão (RPPS). O curso foi ministrado pelo gestor de investimentos da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência dos Servidores (RECIPREV), José Marcos Barros.

De acordo com diretor-presidente do Caboprev, Albérico Rodrigues, a participação do comitê de investimentos em cursos como esse é uma metodologia implementada gestão do Instituto para aumentar o nível de profissionalização dos servidores que fazem parte do RPPS. “Buscamos atualizar as nossas ações e trazer conhecimentos que venham enriquecer os membros do comitê para que todos estejam seguros na hora das deliberações cujo tema seja investimentos”, ressaltou o Albérico Rodrigues.

“Entre os pontos mais importantes apresentados, na minha opinião, foi o item a respeito da padronização do credenciamento dos fundos de investimentos e a compra direta dos títulos públicos. Além da questão do Estudo Asset Liability Management (ALM) e da observância do Rating. O Rating é uma “nota” e se refere ao mecanismo de classificação de crédito de uma empresa, um país ou um título. Essa nota é emitida por agências classificadoras de risco que avaliam a situação financeira do emissor”, explicou o integrante do Comitê de Investimentos, Ângelo Gambôa.

As orientações em relação aos novos conceitos e visões de mercado na gestão dos recursos dos RPPS foram os tópicos mais relevantes apontados pelos membros do Comitê de Investimentos sobre o evento. “Os temas apresentados pelo especialista José Marcos serão de suma importância para nós que atuamos com investimentos em RPPS no dia a dia”, enfatizou o presidente do Comitê, Ivanildo Germano.

2021-11-04T09:34:38+00:00 novembro 4, 2021|