Diante da pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) e das medidas de combate à propagação da doença, que incluem o distanciamento social, houve o esperado aumento da demanda dos servidores aposentados e pensionistas do RPPS pela obtenção de contracheques e informes de rendimentos de forma remota.
No Caboprev, esses documentos podem ser acessados através da ferramenta Prev+, que também permite a realização da Prova de Vida anual e o requerimento de aposentadoria. Além disso, é possível solucionar dúvidas na aba “Fale com o Gestor”.
Do total de cerca de 1.600 aposentados e pensionistas do Instituto, a ferramenta conta com 1.260 segurados que possuem cadastro na plataforma. O Prev+ pode ser utilizado através da versão web pelo link: https://prevmais.3itconsultoria.com.br/app/#/login/982357 (disponível também na página inicial do site do Instituto), ou pelo aplicativo.
Primeiro acesso
Antes de realizar qualquer procedimento no Prev+, é necessário criar uma conta. No ato do cadastro, é importante que o novo usuário preste atenção aos dados que serão preenchidos como: nome completo, e-mail e data de nascimento. A cidade escolhida deverá ser o Cabo de Santo Agostinho e a senha precisa ter, pelo menos, 8 dígitos.
Contracheques e informe de rendimentos
Na aba lateral de início da ferramenta o usuário deve acessar a aba “pasta do servidor” e em seguida buscar o ícone referente à pasta do arquivo desejado.
Comprovação de vida
A Prova de Vida continua suspensa no Instituto devido à pandemia. Por esse motivo, nenhum benefício está sendo afetado caso o processo não seja realizado no mês de aniversário do segurado. Mesmo não sendo obrigatória no momento, o aposentado ou pensionista tem a alternativa de realizar a comprovação de vida pelo Prev+.
Lembrando que o método funciona apenas no celular, pois através dele, o usuário realiza o envio das fotos solicitadas em tempo real, comprovando ser o portador do documento de identificação. Confira o passa o passo:
Requerimento de aposentadoria
Na aba “Processos” é possível realizar o requerimento de benefício. Através do computador, o servidor envia os documentos necessários e, em seguida, o Caboprev valida a solicitação para dar início ao processo.
Texto: Thatiany Deodato de Lucena – Assessoria de Comunicação (Caboprev)