Contatos: (81) 3521-2324

Caboprev conquista certificação do Pró-Gestão RPPS

//Caboprev conquista certificação do Pró-Gestão RPPS

Caboprev conquista certificação do Pró-Gestão RPPS

O Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho – Caboprev conquistou, no dia 26 de novembro, o nível I no Programa de certificação do Pró-Gestão RPPS, da Secretaria Nacional de Previdência Social. A conquista do título indica que o Instituto atende requisitos adequados de qualidade na gestão.

O Pró-Gestão RPPS é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017. A principal meta é potencializar as ações dos RPPS, estabelecendo métodos a serem seguidos para a evolução do Instituto.

O certificado de reconhecimento foi obtido após avaliação do Instituto de Certificação de Qualidade Brasil (ICQ-BRASIL), que é credenciado pela Secretaria de Previdência Social para auditar Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no Brasil. “A certificação indica que o Caboprev começou a implementar um caminho de desenvolvimento da excelência da gestão e da profissionalização do Instituto. Ou seja, a partir das práticas implantadas pelo RPPS e devidamente avaliadas, auditadas e certificadas, o Instituto começou a estabelecer um caminho que vai do nível I até o nível IV de maturidade de gestão, de profissionalização e de proteção dos recursos previdenciários dos seus segurados e dos seus beneficiários”, destacou Uirã Alcides Gomes Rosa, auditor do ICQ Brasil.

Ainda de acordo com o auditor, o grande legado da gestão atual do Caboprev é a implantação de processos que tem como base boas práticas de gestão que vão garantir a qualidade e a sustentabilidade do Instituto nas gestões previdenciária, atuarial e de investimentos.

Atualmente apenas 4 instituições de Previdência em Pernambuco, incluindo o Caboprev, possuem a certificação do Pró-Gestão RPPS, o que representa o percentual de 2,5% do total de 149 Institutos do Estado. “Esse resultado é reflexo de uma gestão focada nos resultados, na ética e transparência. Dedico esse prêmio a todos os servidores do município e também aos aposentados e pensionistas vinculados ao Caboprev”, comemorou o diretor-presidente do Instituto, Albérico Rodrigues.

Processo

A certificação do Caboprev ocorreu através de processos de avaliação, por meio auditoria no Instituto, pelo ICQ-BRASIL, nos dias 25 e 26 de novembro de 2020. Através do processo, foi verificada a qualidade na gestão, sendo analisados os requisitos de atendimento ao Pró-Gestão. Desse modo, contribuindo para que fossem identificados nos seus serviços pontos fortes e possibilidades de melhoria.

Foram avaliadas 3 dimensões na administração do Caboprev: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Entre os itens verificados pela auditoria, o Caboprev atendeu 20 das 24 ações exigidas pelo programa Pró-Gestão RPPS, atingindo 83% de aproveitamento. Vale salientar que para a obtenção do Nível I no Pró-Gestão RPPS, é necessário o cumprimento de apenas 17 ações, ou seja, 70% de aproveitamento.

Texto: Thatiany Deodato de Lucena – Assessoria de Comunicação (Caboprev)

2020-12-04T16:32:40+00:00 dezembro 4, 2020|