Contatos: (81) 3521-2324 | (81) 3521-2324 WhatsApp

Caboprev divulga nota oficial sobre os efeitos da pandemia nos investimentos e outros esclarecimentos

//Caboprev divulga nota oficial sobre os efeitos da pandemia nos investimentos e outros esclarecimentos

Caboprev divulga nota oficial sobre os efeitos da pandemia nos investimentos e outros esclarecimentos

O Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho – CABOPREV sofreu uma série de acusações infundadas por parte do Sr. Elias Gomes, que no último dia 10/06 divulgou um vídeo e propagou informações inverídicas com o único objetivo de criar factóides a fim de desestabilizar, desunir e trazer discórdia entre os aposentados, pensionistas, servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho e até da própria população Cabense.

Nesse sentido, em respeito e consideração aos seus aposentados, pensionistas e servidores do Município do Cabo de Santo Agostinho, o CABOPREV esclarece que desde o ano de 2016, o patrimônio do Instituto segue em ritmo de crescimento.

Desde o ano de 2016 o Instituto vem rentabilizando positivamente, portanto, em momento algum houve perda do patrimônio, visto que em cenário de estresse o Instituto não efetuou resgates. O CABOPREV fechou o ano de 2019 com uma rentabilidade de 19,04% na sua carteira de investimentos, superando a sua meta atuarial de 10,59%. Vale salientar que, o ano de 2019 foi marcado pelo maior retorno histórico na carteira do Instituto, o seu patrimônio fechou o ano em R$ 314 milhões, com crescimento de 32,48% em relação aos R$ 237 milhões de janeiro do mesmo ano.

É importante evidenciar que, com a Pandemia ocasionada pela rápida propagação do Coronavírus (COVID-19), o Mercado Financeiro e de Capitais vem sofrendo perdas significantes, e é claro que alguns setores sentiram mais as perdas do que outros, mas todo o contexto estressado afeta a perpetuidade dos negócios. Vale ressaltar também que como se trata de um risco geral para todo o mercado, não só o CABOPREV como também outros Regimes Próprios de Previdência Social sofreram impacto nas suas respectivas carteiras no primeiro trimestre de 2020.

Portanto, atento a essas particularidades o CABOPREV, através da sua política de investimentos e com o objetivo de buscar mitigar, de alguma forma, os efeitos da crise pandêmica do Coronavíres (COVID-19), vem adotando sérias medidas, como por exemplo, a diversificação da sua carteira de investimentos e consequentemente minimizando os riscos não sistemáticos inerentes ao Mercado Financeiro e de Capitais, vem também seguindo a “Orientações para tratamento contábil das aplicações, atualizações e resgates da carteira de investimentos dos RPPS”, documento publicado no ultimo dia 20 de março de 2020, pela Secretaria de Previdência do Ministério da Economia, além de utilizar para auxilio o Manual do Pró-Gestão RPPS, do Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPRT, Secretaria de Previdência – SPREV, Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social – SRPPS.

Diante destes esclarecimentos, colocamo-nos à disposição de todos.

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO – CABOPREV.

2020-06-11T13:31:56+00:00 junho 11, 2020|