Caboprev divulga fluxo de receitas e despesas

/, Institucional, Notícias/Caboprev divulga fluxo de receitas e despesas

Caboprev divulga fluxo de receitas e despesas

O Instituto Caboprev divulgou o fluxo de receitas e despesas durante o evento de Prestação de Contas trimestral, que ocorreu na quinta-feira (25/07), no hotel Intercity, no Cabo de Santo Agostinho. A apresentação foi realizada pelo consultor de contabilidade, João Gualberto, da Cespam (Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal). A explanação apontou informações sobre os valores do fundo financeiro e previdenciário, que foram divididos entre o primeiro e segundo trimestre de 2019.

De janeiro a março as receitas do fundo financeiro, onde estão inseridos os valores referentes à contribuições dos servidores, compensação previdenciária, rendimento de aplicações e aporte financeiro (subsídio feito pela Prefeitura Municipal para cobrir questões de insuficiência financeira e licença prêmio) foram no total de R$ 20.008.755,12. Já as receitas do mesmo fundo referentes ao período de abril a junho foram de R$ 20.950.863,75. Se tratando das despesas do fundo financeiro, os valores foram de R$ 21.339.048,13 no primeiro semestre e R$ 21.122.469,91 no segundo trimestre.

Em relação ao fundo previdenciário, onde também estão inseridos os valores referentes à contribuição do servidor, aplicações financeiras e outras, as receitas foram de R$ 13.115.880, 76 no primeiro trimestre e R$ 24.449,065,01 no segundo. Já as despesas foram de R$ 345. 186, 29 e R$ 369.351,57 de abril a junho de 2019.

Aporte financeiro

O fundo financeiro não possui a forma de capitalização porque a folha de aposentados e pensionistas supera o valor da receita recebida pelo Instituto. Por esse motivo, existe a necessidade da realização do aporte, realizado mensalmente pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, para suprir a insuficiência financeira.

Capitalização

O fundo previdenciário se diferencia do financeiro porque a receita é significativamente superior a despesa previdenciária. Desse modo, o fundo previdenciário possui a capacidade de capitalização. “As despesas do fundo financeiro tendem a aumentar, tendo em vista que ativos vão sair da sua atividade laboral passarão a ser aposentados. Essas pessoas que estão na atividade deixarão de contribuir para o Instituto e passarão a receber aposentadoria do Caboprev. Por isso, ocorre o crescimento das despesas do fundo financeiro”, destacou o consultor de contabilidade.

Ainda de acordo com ele, o fundo previdenciário também tem essa tendência, a única diferença é o valor capitalizado por esse fundo, que atualmente gira em torno de 270 milhões (saldo do patrimônio do Caboprev). Entre o primeiro trimestre e o segundo trimestre de 2019, os rendimentos do fundo previdenciário, foram respectivamente de 4 milhões e 16 milhões, gerando um saldo positivo para a receita do Caboprev.

2019-08-09T09:21:11+00:00 agosto 6, 2019|