CaboPrev apresenta plano de ação e política de investimento para o próximo ano

//CaboPrev apresenta plano de ação e política de investimento para o próximo ano

CaboPrev apresenta plano de ação e política de investimento para o próximo ano

Com o objetivo de apresentar as propostas do plano de ação e aprovar a Política de Investimento para o ano de 2013, o Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) realizou nessa quarta-feira (19/12) o 4º Previplan (Plano de Previdência). Os conselheiros administrativos e fiscais e membros do Comitê de Investimento do órgão participaram da atividade, que aconteceu no auditório do Hotel Enseada dos Corais.

Os presentes foram recepcionados com um café da manhã. A abertura do evento foi marcada por uma dinâmica de grupo sobre o trabalho previdenciário e os benefícios dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), ministrada pela consultora do Serviço Brasileiro de Apoio as Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Carla Oliveira. Na ocasião, foram discutidas – entre os conselheiros administrativos e fiscais e membros do Comitê de Investimento – as propostas do Previplan.

Entre as propostas aprovadas para o exercício de 2013 foram: a implantação de uma Ouvidoria; aporte para fundo financeiro; fortalecer as ações da junta médica juntamente com a instituição; formulação e distribuição de um informativo trimestral; capacitação dos servidores previdenciários; sistematizar o plantão previdenciário; realização de fóruns dos regimes próprios de previdência; acompanhar e monitorar aposentadorias por invalidez e pensão por morte (In Loco).

À tarde, foi ministrada uma palestra com o presidente da Actuary Risk and Insurance Management (Arima) Consultoria Atuarial Financeira e Mercadológica, o consultor Atuarial, Túlio Pinheiro de Carvalho, que falou sobre importância dos RPPS no município. Após a palestra, foi apresentada e aprovada a Política de Investimento, que atende à legislação dos RPPS sob a determinação do CMN nº 3.922, de 25 de novembro de 2010.

A diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, aproveitou a atividade para destacar a boa produtividade deste ano, já que o município detém duas instituições previdenciárias (Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – Abipem e a Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – Aneprem), e é o primeiro no Estado a implantar o Sistema de Informações Previdenciárias (Siprev).

“Este é um momento de agradecer à gestão atual por ter nos dado suporte e total apoio para que nosso sistema previdenciário se estabelecesse e virasse referência. Estamos apresentando a política de investimento para que se estabeleça diretrizes das aplicações dos recursos garantidores de pagamentos dos assegurados e beneficiários do regime, visando atingir a meta atuarial definida, garantindo a manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro e atuarial, tendo sempre presentes os princípios da boa governança, de segurança, rentabilidade, liquidez e transparência”, afirmou.

Para o professor de Economia e Administração da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca) e membro do Comitê de Investimento, Manuel da Costa Sobrinho, a gestão de RPPS, através dos conselhos, introduz no município uma nova economia, pois possibilita uma parte dos recursos que pode ser destinado às áreas privadas. “Esses investimentos podem ofertar uma margem mais rentável. A prática desses conselhos com o passar do tempo dará oportunidades maiores para novas conferências, formatando um novo país com uma nova cultura previdenciária transparente, propiciando um mercado financeiro mais sólido e desenvolvido nacionalmente”, ressaltou.

Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo