Contatos: (81) 3521-2324 | (81) 3521-2324 WhatsApp

Eventos sobre previdência pública movimentam o município até esta sexta-feira

//Eventos sobre previdência pública movimentam o município até esta sexta-feira

Eventos sobre previdência pública movimentam o município até esta sexta-feira

O município do Cabo de Santo Agostinho está promovendo a 4ª Conferência Municipal de Previdência, voltada para servidores ativos, aposentados e pensionistas. A abertura foi realizada nesta quinta-feira (22/11) pela manhã no Hotel Canariu’s D’Gaibu e segue até esta sexta-feira (23/11) às 12h. Além da conferência – que tem como tema “Gestão x Sustentabilidade do RPPS” (Regime Próprio de Previdência Social) – o Cabo de Santo Agostinho está sediando também o 6º Encontro Estadual da APEPP (Associação Pernambucana de Entidades de Previdência Pública) e o 2º Encontro Regional do Nordeste. A iniciativa é do Instituto de Previdência Social do Cabo (CaboPrev).

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense, que entoaram os hinos do Brasil e do município do Cabo. Logo após a execução dos hinos houve a posse dos novos diretores e conselheiros da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos estados e municípios (Aneprem), promovido pelo 2º Encontro Regional do Nordeste, que contou com vários representantes de diversos estados, como Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e Norte, além de mais de 20 municípios que participaram do Encontro Estadual da APEPP.

A diretora-executiva do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, destacou a importância da promoção da conferência. “É um momento de novos conhecimentos onde a importância da conferência é a valorização do servidor ativo e aposentado, da prestação de conta bienal e da gestão de previdência”, explicou. “Um evento como esse gera uma grande repercussão para o Cabo como desenvolvimento da cultura previdenciária, pois todo o trabalho de boas práticas de gestão se dá principalmente pelo apoio do prefeito Lula Cabral, concluindo um ciclo de um trabalho realizado”, enfatizou Célia.

“Temos um grande desafio para desempenhar um papel importante em 2013, pois precisamos aperfeiçoar a gestão para prestar um serviço de qualidade no fortalecimento dos regimes próprios da previdência”, frisou o presidente empossado da Aneprem, Heliomar Santos.

A conferência acontece a cada dois anos. Sua finalidade é acompanhar e avaliar a formulação e implementação da política previdenciária municipal; avaliar o desempenho do sistema previdenciário, em especial as condições de sua viabilidade e os investimentos realizados para o seu custeio; e formular propostas para o aperfeiçoamento normativo do sistema de previdenciária municipal e do seu gerenciamento.

Para a aposentada Eunice Rodrigues da Cunha, 58, a eficiência do trabalho que o CaboPrev promove para servidores ativos, aposentados e pensionistas é de uma contribuição enorme para a integração com a prefeitura e demais associações. “Essa conferência é bastante importante, pois além de nos valorizar fortalece ainda mais os regimes próprios da previdência”, completou. Na ocasião, o CaboPrev homenageou a aposentada Anita Santos de Melo, autora do hino do Cabo com uma placa dedicatória.

Confira a programação:
12h – Almoço

14h – Sala – 01

Público-alvo: Servidores do município do Cabo, conforme Art 105 e 106 da Lei Municipal Nº 2273/2005 14h – Palestra 01 – “Projeção de Receita e Despesa e Apresentação da Avaliação Atuarial do município do Cabo de Santo Agostinho”
15h – Palestra 02 – “Análise das Concessões de Aposentadorias e pensões do Cabo de Santo Agostinho”
16h10 – Café de Relacionamento
16h30 – Mesa Redonda – Política de Investimentos Representantes das Instituições Financeiras

14h – SALA – 02
Público-alvo: Gestores e demais servidores e profissionais de RPPS
14h – Palestra– “Experiências Inovadoras Pré e Pós Aposentadoria”
15h – PALESTRA – “A Importância na Implantação de um Sistema de Informação para Envio de Dados ao Ministério da Previdência”
16h10 – Café de Relacionamento
16h30 – Palestra – “Papel dos Conselhos na Gestão de Previdência”
18h – Encerramento

Importante: Durante todo o dia teremos na SALA 03 Plantão Previdenciário com equipe do Ministério da Previdência Social com técnicos que esclarecerão dúvidas acerca de:
SIPREV- Márcia Lúcia Paes Caldas e Jorge César Costa – (Ministério da Previdência Social) ;
Demonstrativo Previdenciário;
Demonstrativo De Investimentos;

20h – Momento Cultural – Confraternização (Área de Lazer do Hotel)

DIA – 23/11/2012
8h30 – Palestra “As Responsabilidades de Gestores e Conselheiros no Período de Transição Político/ Administrativa”
9h30 – Palestra “Formação dos Gestores Em RPPS”
10h30 – Intervalo
11h – Palestra “Atuais modificações na Legislação e Perspectivas para os RPPS”
12h – Encerramento solene com participação da Abipem e ANEPREM / Almoço

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom/Cabo

Fotos: Ivan Melo

2012-11-22T00:00:00+00:00 novembro 22, 2012|