Contatos: (81) 3521-2324

Palestra sobre Empreendedorismo na Terceira Idade será realizada nesta sexta

//Palestra sobre Empreendedorismo na Terceira Idade será realizada nesta sexta

Palestra sobre Empreendedorismo na Terceira Idade será realizada nesta sexta

O instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (CaboPrev) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo vão promover nesta sexta-feira (24/08), às 9h, uma palestra sobre Empreendedorismo na Terceira Idade. O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal Joaquim Nabuco (CAM), no bairro da Torrinha, e terá a participação de profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação faz parte do Programa de Pós Aposentadoria (PPA) do município.

A palestra sobre empreendedorismo é uma das ações realizadas pelo instituto que fazem parte do Programa de Pós Aposentadoria (PPA) do município, implantado na gestão do prefeito Lula Cabral. No evento, serão discutidas as formas de empreender, já que o setor comercial e empresarial da cidade cresceu, trazendo oportunidades também para a terceira idade.

 

 

O Programa de Pós Aposentadoria (PPA) é uma ferramenta que prepara o aposentado para uma nova fase de vida, dando apoio emocional e prevenindo o ócio, que muitas das vezes pode vir a acarretar doenças psicológicas como a depressão. “É muito importante para a pessoa descobrir que se aposentar não é se ausentar do mundo, mas sim uma chance de começar uma nova história, afastar o fantasma do ócio. O afastamento dos colegas e da empresa provoca insegurança e medo do desconhecido futuro, exigindo um suporte comportamental mais efetivo”, explica a diretora-presidente do CaboPrev, Célia Verônica Emídio.

Algumas das atividades aplicadas do Programa de Pós Aposentadoria (PPA) são: Artes Manuais (como é realizado todo mês, no dia do pagamento, o Curso de Pintura em tecido e cursos de Empreendedorismo), pintura, escultura, desenho, fotografia, restauração de obras de arte, No Âmbito Social: com objetivo nas relações em grupo – ex: participação em associações, clubes recreativo: com objetivo de lazer e descanso (como é o caso do Baile de Mascaras no Carnaval, Arrasta-pé do CaboPrev – ex: cinema, música, teatro, dança, jogos, viagens, grupos de excursões, E no Campo Físico: com objetivo de manter a forma física – ex: ginástica, natação, caminhadas, futebol, basquetebol, voleibol, atividades físicas em geral.

A melhora da qualidade de vida para esses profissionais deve passar pela prática regular de exercícios físicos, aliados a um bom acompanhamento médico. As pessoas devem procurar também atividades que proporcionem prazer, seja no âmbito profissional, pessoal ou social. “Se para alguns qualidade de vida é ter poucos compromissos e flexibilidade em seus horários, para outros é conservar sua rotina”, explicou Célia. ATIVIDADES – Também nesta sexta-feira (24), às 8h haverá um café da manhã na sede do instituto. À tarde, no mesmo local, acontecerá o Curso de Pintura em Tecido.

Texto: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo

2019-01-25T18:04:38+00:00 agosto 22, 2012|