Contatos: (81) 3521-2324 – (81) 3524-9139

Aposentados e pensionistas participaram de atividades no CaboPrev

//Aposentados e pensionistas participaram de atividades no CaboPrev

Aposentados e pensionistas participaram de atividades no CaboPrev

 

O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev) promoveu, na manhã dessa quarta-feira (25/07), uma série de atividades para os aposentados e pensionistas do município. A ação faz parte do Programa de Pós Aposentadoria (PPA) e aconteceu na sede do CaboPrev (Centro).

Logo cedo, houve um café da manhã coletivo. Já à tarde, foi realizado mais um módulo do Curso Básico de Pintura em Tecido. O curso, que acontece uma vez por mês, tem como objetivo preparar os servidores inativos a serem empreendedores. “Esta capacitação até ajuda na complementação financeira, na prevenção de doenças (Alzheimer, depressão, entre outras) e evita o isolamento social”

 

 

O Instituto de Previdência Social do Cabo de Santo Agostinho (Caboprev) promoveu, na manhã dessa quarta-feira (25/07), uma série de atividades para os aposentados e pensionistas do município. A ação faz parte do Programa de Pós Aposentadoria (PPA) e aconteceu na sede do CaboPrev (Centro).

Logo cedo, houve um café da manhã coletivo. Já à tarde, foi realizado mais um módulo do Curso Básico de Pintura em Tecido. O curso, que acontece uma vez por mês, tem como objetivo preparar os servidores inativos a serem empreendedores. “Esta capacitação até ajuda na complementação financeira, na prevenção de doenças (Alzheimer, depressão, entre outras) e evita o isolamento social”, explica a professora de pintura Linete Maria da Cruz. A aposentada Cleide Maria Marinho de Andrade gosta muito desta atividade. “Faz dois anos que me aposentei, mas meu tempo é todo ocupado graças a estas atividades que fazem bem à minha mente”, disse. “A oportunidade é ótima para aprender coisas novas, presentear os amigos e complementar a renda”, comentou a pensionista Miriam Felipe Costa de Luna.

 

REUNIÃO – Nessa quarta-feira o CaboPrev também realizou uma reunião com os conselheiros Administrativos e Fiscal do instituto. O encontro teve como objetivo discutir o PPA (Programa de Pós Aposentadoria), a revisão de 2012 e a adequação de propostas já sugeridas pelo Plano de Ação Complementar da Lei Orçamentária Anual LOA/2013. Esta é uma lei especial, que contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo aos princípios de unidade, universalidade.

Na reunião, a diretora Executiva do CaboPrev, Célia Verônica Emídio, debateu com os demais conselheiros os informes pertinentes aos interesses previdenciários do CaboPrev e Conselhos Fiscais e Administração, bem como a leitura das atas anteriores. Ficou estabelecido que, a partir do dia 08 de outubro, será realizado o censo previdenciário dos servidores ativos da prefeitura, no qual as informações funcionais serão enviadas ao banco de dados do Sistema de Gestão em Previdência (Siprev). O Siprev foi lançado no Cabo em abril deste ano. Em julho, o prefeito Lula Cabral assinou o decreto nº 993, em que determina a implantação do programa. O objetivo é facilitar a gestão das informações funcionais dos servidores ativos, inativos, dos estados e municípios que possuem Regime Próprio de Previdência (RPPS).

O município é pioneiro nesta prática e segue determinação contida no artigo 3º da lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004.

Texto e fotos: Giorgio Bruno – Estagiário da Secom/Cabo

2019-01-25T18:03:03+00:00 julho 27, 2012|